#MelhoresPráticas

Eficiência contra o desperdício!

Compartilhe a ideia de que podemos evitar o desperdício! Decreto nº 1.171/94 (Código de Ética do Servidor Público): XIV – São deveres fundamentais do servidor público, alínea “o”: participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum; …. 

MELHORES PRÃTICAS:

#1: Use a tecnologia para evitar impressões desnecessárias: Sempre prefira gerar um arquivo em .pdf ao invés de imprimir. Só imprima se for realmente necessário! Não imprima nada pessoal nas impressoras da UFPR.

 

Lei nº 8.112/90: Art. 117. Ao servidor é proibido: XVI – utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

 

Lei nº 8.429/92: Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

IV – utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;

 

Decreto nº 1.171/94: XV – E vedado ao servidor público; l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

 

#2: Configure a impressora para economizar papel: Sempre que possível imprima frente e verso e em escala de cinza.

 

#3: Antes de descartar um papel verifique se ele não pode ser reutilizado: Se imprimiu só frente, verifique antes de descartar se não pode usar o verso como rascunho.

 

#4: Recicle: Jogue sempre o papel na lixeira de reciclagem, não misture o “lixo que não é lixo” com o lixo comum.

 

CF/88, Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

Além de…

 

#5 ADOTE SUA CANECA (ou outro recipiente reutilizável), pois haverá menos resíduos do copo plástico, que demora de 200 a 400 anos para se decompor no meio ambiente!     É melhor para a sua SAÚDE, pois as pesquisas indicam que ao aquecer o poliestireno (um dos materiais usados na fabricação do copo plástico) ocorre a liberação de estireno que pode provocar alterações hormonais e também câncer!  … Além de que o café numa caneca de vidro não tem o sabor alterado e a água fica mais “fresca”, além de outros benefícios.

 

#6 DUAS TOALHAS DE PAPEL BASTAM: Para secar as mãos bastam duas folhas de papel toalha, não use mais do que o necessário!

# (…)

 

****Contamos com a colaboração de todos e desde já agradecemos pela atenção!*****

#MelhoresPráticasUFPR