novo-destaque Exame de Adiantamento – 2º/2017 (publicado em 04/09/2017)

ATENO_-1


O termo Geomática aparece no meio acadêmico a partir dos anos 80, e se refere ao grande impacto da informática na automação da cartografia, geodésia, sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica.

A partir de 1998, o antigo Departamento de Geociências passou a se denominar Departamento de Geomática. O Departamento faz parte do Setor de Ciências da Terra da UFPR, tendo como objetivo promover o ensino, pesquisa e extensão na área das Ciências Geodésicas (Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geodesia e Geoprocessamento). Oferta a disciplina de Topografia para diversos cursos de graduação e atendendo a universo de aproximadamente 880 alunos de graduação por semestre.

Está vinculado a este departamento o Curso de Graduação Engenharia Cartográfica e Agrimensura (1977), o Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas (1972) e o Curso de Especialização em Geotecnologias(2002) . O Departamento de Geomática serve de referência na disseminação do conhecimento do levantamento, processamento, análise, representação e gerenciamento de dados espaciais, como base ao desenvolvimento sustentável do país.