CONTATOS: Docentes/Técnicos e Chefia Departamental  
Planejamento Estratégico do DGEOM (2020-2024)
Planos Individuais de Trabalho: PITs

DOCUMENTOS (FORMULÁRIOS) GERAIS: Para alunos 
EMENTAS E PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS 
ATAS Departamentais
Representantes docentes (e contatos) em Colegiados e Camara Departamental 
SITE EM MANUTENÇÃO!
<- favor ignorar o horário que consta do lado esquerdo e ler abaixo:

ATENÇÃO

Mudanças temporárias de horário da secretaria (3361-3161) 
serão postadas AQUI!

INFORMAÇÃO Nº 2/2020/UFPR/R/CT/DGEOM

    Em atendimento a Ordem de Serviço n° 002/2020, publicada em 18/03/2020, referente à Portaria n° 722/2020 da Reitoria da UFPR, que traz novas orientações em relação aos procedimentos administrativos para professores, técnicos e estagiários devido à pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2) e os recentes casos de infecção no Brasil, torna-se público as atividades administrativas do Departamento de Geomática em caráter excepcional:

A PARTIR DE 19/03/2020

O atendimento ao público será prioritariamente remoto.

Solicitações para a secretaria devem ser encaminhadas por e-mail para: geomatica@ufpr.br

Solicitações para a chefia departamental devem ser encaminhadas por e-mail para: haraki@ufpr.br

Ressalta-se, ainda, que solicitações aos docentes e técnicos deste departamento devem ser encaminhas para os respectivos e-mails que estão disponíveis no site www.geomatica.ufpr.br 

Por recomendação desta chefia todos os servidores da unidade devem estar disponíveis remotamente para atendimento ao público em geral.

Agradecemos a compreensão!

Curitiba, 19 de março de 2020.


O termo Geomática aparece no meio acadêmico a partir dos anos 80, e se refere ao grande impacto da informática na automação da cartografia, geodésia, sensoriamento remoto e sistema de informação geográfica.

A partir de 1998, o antigo Departamento de Geociências passou a se denominar Departamento de Geomática. O Departamento faz parte do Setor de Ciências da Terra da UFPR, tendo como objetivo promover o ensino, pesquisa e extensão na área das Ciências Geodésicas (Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geodesia e Geoprocessamento). Oferta a disciplina de Topografia para diversos cursos de graduação e atendendo a universo de aproximadamente 880 alunos de graduação por semestre.

Está vinculado a este departamento o Curso de Graduação Engenharia Cartográfica e Agrimensura (1977), o Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas (1972) e o Curso de Especialização em Geotecnologias(2002) . O Departamento de Geomática serve de referência na disseminação do conhecimento do levantamento, processamento, análise, representação e gerenciamento de dados espaciais, como base ao desenvolvimento sustentável do país.